22/12/2013

Dinâmicas de Natal

Oi gente! :)
    O natal está chegando e muitas pessoas buscam dinâmicas ou brincadeiras para animar a confraternização. Então, resolvi colocar algumas ideias que encontrei na internet ou que já utilizei no natal aqui em casa.

Incrementando no Amigo Secreto

    Sorteie o amigo secreto cerca de um mês antes do natal, assim as pessoas tem tempo para comprar o presente. Porém no dia da revelação, a pessoa tem que se fantasiar de forma que fique parecida com aquela pessoa que tirou como amigo secreto. Assim, na hora da entrega dos presentes as pessoas têm que identificar e adivinhar quem essa pessoa tirou. Quem não se fantasiar bem o suficiente paga um mico.

Quitanda Natalina

    Cada pessoa traz um prato para a ceia de Natal e o organizador da festa coloca uma caixinha perto de cada prato. À medida que as pessoas forem comendo e gostando, devem deixar na caixinha uma quantia simbólica de dinheiro (um real, por exemplo). No final da noite, a pessoa que fez o prato de maior sucesso (isto é, aquele prato que ganhou mais dinheiro na caixinha!) ganha o que foi arrecadado em todas as caixinhas.


Prêmios e Pegadinhas

    Sobre uma mesa são colocados vários brindes, entre eles coisas boas e nem tão boas assim como uma penca de banana, uma meia furada, etc. Sobre a mesa também estão alguns envelopes. Em cada envelope está escrito o nome de um dos prêmios que está exposto. De dentro de uma caixinha são sorteados os nomes dos participantes. Quem for sorteado pega um envelope e lê, sem mostrar a ninguém o que tirou, mas não pega o brinde na hora. O que for sorteado em seguida faz o mesmo, sendo que após ele ler o que tirou ele pode trocar com alguém que já está com o envelope. Dessa forma as pessoas precisam disfarçar quando tiram coisas “ruins”, além disso, quem quiser trocar estará se arriscando, pois pode acabar com algo pior do que o que havia tirado. Quando todos tiverem sido sorteados, cada um pega na mesa o prêmio correspondente ao que está no envelope.

Barra Premiada

    Cada pessoa deve levar 5 reais e uma barra de chocolate. (Claro que o preço ou objeto podem ser trocados, na minha casa como não somos muito fãs e nem podemos comer muito chocolate trocamos por frutas.) Coloque as barras na mesa e o dinheiro no pote. Em outro pote coloque os nomes das pessoas que participaram. Escolha alguém para começar a brincadeira. Essa pessoa pega um nome do pote e lê, esse nome deve pegar uma barra de chocolate e já perdeu a chance de ganhar o dinheiro. Então ele tira outro nome e assim continua. Mas o último nome leva todo dinheiro e a barra de chocolate que sobrou. Você pode selecionar cinco colares com anjinhos de natal para pessoas que não estavam participando da brincadeira e colocar seus nomes junto com os dos participantes, assim, quando o nome do anjo for sorteado ele terá o poder de resgatar alguém que já tinha perdido a chance de ganhar o dinheiro e o coloca novamente no copinho de sorteio.

Caixa Surpresa

    Faça o número de caixas de presente equivalente ao número de convidados, para que todos possam participar. Instrua cada um pegar uma caixinha, onde cada um vai abrindo a sua e lendo a mensagem nela contida, na ordem que o organizador determinar. Coloque frases, brindes e presentes nas caixas. Nas frases coloque coisas do tipo: “esse presente é bem caro, porém não o presente e sim o mico que vai ter que pagar (descreva um mico condizente com a idade de todos os convidados, não vai querer que sua avó dance na “boquinha na garrafa”), ou “nesse pacote não tem nada, pode ir sentar”, “você não teve sorte, vai ter que dar esse presente para alguém”. Na maior caixa escreva: “Foi logo no maior, né olho grande? Na verdade seu presente é o menor, aguarde todos abrirem seus presentes.” Nessa hora o organizador tem uma caixinha menor no bolso, e entrega ao dono da caixa maior e o instrui que a caixa minúscula deve ser aberta apenas no final. Todos abrem os pacotes, ao final, o pacote minúsculo é aberto, nele tem uma oração ou homenagem ao aniversariante: Jesus.

A famosa Caixa de Bombons

    Você diz que só tinha dinheiro para comprar um presente por isso você sorteou uma pessoa para recebê-lo. A pessoa sorteada deverá ler em voz alta a mensagem colada sobre a caixa antes de abri-la. Eu já fiz essa brincadeira na minha família e fez muito sucesso! Compra-se uma caixa de bombons que seja suficiente para presentear todas as pessoas presentes. Embrulha-se a caixa várias vezes e em cada embrulho coloca-se um papel com uma das frases abaixo:

01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera a mais bonita do grupo.
02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica.
03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas… este presente não é seu …. Entregue-o a uma pessoa realista.
04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente.
05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.
06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.
07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas…. todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.
08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu… passe-o para uma pessoa otimista.
09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas … não é… Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora
10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu… Entregue-o a pessoa mais criativa.
12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,
13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.
14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha…, mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.
15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual
16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.
17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,
18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente
19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.
20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada.
21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.
22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.
23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente.
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.
25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.
26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente
27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.
28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada.
29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante.
30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais solidária do grupo.
31- Você foi eleita a pessoa mais solidária. Parabéns! Ser solidário é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é ter amor no coração. Este presente é para você. E você como pessoa solidária, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial. (Lembrando que esta tem que ser a frase do último embrulho.)

6 ou 1

    Embrulhe presentes baratos e sem graça e também alguns legais. O primeiro embrulho deve ser bonito, mas em volta deste, embrulhe com jornal, amarre também com barbante, etc. O importante é dificultar a abertura do presente. O presente da vez deve ser entregue para a primeira pessoa da roda. Para a pessoa seguinte são entregues 2 (ou apenas 1) dados. Se esta pessoa tirar 6 ou 1 no dado, tem o direito de pegar o presente da mão da pessoa anterior e continuar a desembrulhá-lo. Caso tire outro número qualquer, ela passa os dados para a pessoa seguinte. Fica com o presente quem conseguir desembrulhá-lo até o final. Ou seja, o presente vai passando apenas pelas pessoas da roda que tirarem 6 ou 1. O legal é o desespero da pessoa tentando desembrulhar rápido, antes que alguma outra pessoa tire 6 ou 1. Mas não pode sair rasgando o papel do embrulho, tem que abrir direitinho.

Painel dos Desejos

    Faça um painel de envelopes ou gorro de natal com o nome de cada pessoa presente. Durante a festa, entregue cartõezinhos e canetas para os convidados, assim eles poderão colocar os bilhetes nos envelopes de seus amigos anonimamente ou não, e no final cada um leva seu envelope para casa.

    Gostou das dicas de dinâmicas ? Você conhece mais alguma? Que tal deixar uma ideia no comentário, assim no próximo natal podemos postar novas brincadeiras aqui no blog.
Feliz Natal !
Beijos e Fiquem com Deus! *-*

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Gostei muito da Quitanda Natalina. Beijos

    www.lacerejinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da Quitanda Natalina. Beijos

    www.lacerejinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É uma ideia melhor que a outra! Amei, vou trazer algumas pra ceia daqui de casa!


    Beijos, Jéssica Argentino
    Baunália

    ResponderExcluir
  4. amei a Quitanda Natalina !
    http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal =)
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Espero que seu natal tenha sido ótimo.
    Espero que seu natal tenha sido ótimo.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    Tem sorteio rolando no blog: sorteio saia intensy modas

    ResponderExcluir
  7. Nossa quanta coisa bacana!! Espero pensar nisso no próximo ano haha Curti a Quitanda Natalina *-*

    ResponderExcluir
  8. Oiê amiga ;)
    Como foi de Natal e Ano Novo!?
    Passei para desejar um 2014 lindo e repleto de realizações!!
    Big Beijo ;*

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelPoubel?ref=hl

    Big Beijo ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©